As telas de proteção são itens indispensáveis nas obras e construções. É imprescindível que os canteiros de edificações prezem pela segurança do local. Ou seja, todos que ali trabalham precisam ter a garantia de estarem em proteção. Além de equipamentos pessoais de uso obrigatório, as telas são elementos que precisam se fazer presente nesses locais.

Assim, com a instalação de telas de proteção em obras e construções, ocorre a prevenção de acidentes que envolvam os funcionários da edificação e pedestres que estejam passando por perto. Já abordamos em outro artigo sobre as telas fachadeiras – telas de grande porte que “circulam” todo prédio e garante que pedaços de materiais não caiam fora do perímetro da construção.

Agora, vamos abordar sobre outros tipos de cercamento e telas utilizadas na construção civil.

Delimite o espaço da obra

Quando a obra ultrapassa limites que chegam a espaço públicos, é necessário que cercamentos sejam instalados. Nesses casos as telas de proteção não são tão eficientes quanto os tapumes, que são os tipos de cercas mais utilizadas para a delimitação da área que estará em obra.

Cercamento com tapumes

Esse tipo de cercamento é o mais encontrado em construções. Os tapumes podem ser de madeira ou alumínio e garantem a privacidade da área e segurança para quem passa ao redor da obra.

Geralmente são utilizados em larga escala na construção civil por serem de fácil instalação. Porém, é necessário reforçar que esse tipo de proteção tem uma vida útil reduzida. Ou seja, seu frágil material sofre com ações do tempo, como chuvas fortes, excesso de sol e ventanias. Devido a isso, seu valor é baixo e acessível.

Telas de proteção fachadeiras

As telas fachadeiras são as telas de proteção mais comuns em grandes construções. Elas tem a função de tornar o ambiente protegido em sua totalidade, pois são colocadas literalmente ao reder dos prédios. Assim, por “enveloparem” as edificações, bloqueiam a queda de materiais para fora da área delimitada da obra. Ou seja, com a utilização dessa tela para a proteção do local, dificilmente pedaços de entulho atingirão pessoas ou carros que passam ao redor.

Redes de proteção

Em construções muito altas, é lei que redes de proteção sejam instaladas como forma de prevenir acidentes de trabalho. Oferecer ao colaborador condições de segurança é o primeiro dever do empregador. Assim, essas redes são instaladas como forma de amenizar possíveis quedas.

Ou seja, sua colocação é feita na horizontal, formando uma espécie de cama que ameniza algum provável incidente. Além de ser útil contra quedas, é também muito bem aceita para que grandes pedaços de materiais não cheguem ao solo. Assim, é possível que se tenha uma equipe trabalhando nos andares mais altos e outra no térreo sem riscos de ser atingidos por entulhos ou equipamentos.

Proteja sua obra!

Existem diversos tipos de telas de proteção e outros itens que são utilizados nas construções civis. Sendo assim, cada uma das telas tem uma função importante e, juntas, reforçam a proteção do local. O risco de acidentes nesses ambientes é eminente e a consciência sobre a segurança dos colaboradores deve ser constante.

A Ômega Telas é especialista em tudo que envolve redes e telas de proteção! Entre em contato conosco e solicite um orçamento para sua obra.

, , , ,
Post anterior
A versatilidade das telas hexagonais
Próximo post
Arames farpados e suas variações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
× Solicite um orçamento por WhatsApp