Os arames farpados são extremamente comuns em diferentes tipos cercamentos. Seja em ambiente urbano ou rural, esse material pode ser útil em diferentes ocasiões e proporcionam segurança e proteção para o local.

Esse tipo de cerca constitui de arames que, em sua maioria das vezes, são fabricados com ferro, cobre ou latão. Mas, para que esse arame seja utilizado como forma de proteção, neles, são enrolados fios com farpas pontiagudas. Esses “espinhos” são posicionados em toda a extensão do arame e apontam para diferentes direções. Assim, ao serem direcionados para diferentes pontos, essas farpas podem causar danos em quem tentar invadir o espaço privado.

Como instalar arames farpados

Arames farpados são geralmente utilizados em cercas em zonas rurais. Por não serem circulares, como as concertinas, eles são mais fáceis de manusear. Geralmente, são fixadas em estacas de madeiras ou cimento presas ao solo, dando sustentação para a cerca.

Sua principal função é dificultar a invasão de pessoas não autorizadas a uma área restrita. Visto que, as farpas são perigosas e podem provocar cortes e rasgar roupas. Além disso, os arames farpados também são boas opções para a delimitação de área de gados, por exemplo.

Já para as residências, o arame farpado não é muito utilizado, pois sua instalação em cima de muros não é o ideal. Assim, as concertinas são mais comuns e recomendadas para a proteção e segurança de espaços em zonas urbanas.

Os tipos de concertinas

Um dos tipos de arames farpados muito comum são as concertinas. Esse tipo de barreira de segurança ficou extremamente popular na proteção de casas por serem efetivas em sua função. As concertinas são arames farpados enrolados em uma lâmina de aço e, são uma boa alternativa para quem busca por preços baixos, visto que são mais acessíveis que cercas elétricas.

É importante ressaltar que para a instalação de concertinas é necessário o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e profissionais qualificados para esse tipo de serviço, já que o material é cortante e perigoso.

Arame Farpado X Concertina

As duas opções de barreiras de proteção possuem recomendações específicas. Como já abordamos, o arame farpado acaba sendo mais utilizado em cercas nas zonas rurais, diferentemente da concertina, muito comum em muros de casas e construções urbanas.

Porém, é importante mostrar pontos mais técnicos entre as duas opções. O arame farpado possui pouca durabilidade comparado a concertina, visto que, ao ficar exposto ao tempo, pode enferrujar e, assim, será necessário sua troca. A concertina é produzida com aço galvalume, possuindo maior resistência ao clima.

Porém, por conta do aço galvalume, as concertinas precisam ser cortadas por ferramentas mais resistentes por causa de sua espessura um pouco mais grossa. Diferentemente ocorre com o arame farpado que, por ser mais fino, é facilmente cortado com ferramentas convencionais.

Mais um ponto importante é sobre a instalação. Os arames farpados necessitam de estacas de apoio, já as concertinas são presas a hastes e arames fixados em cima dos muros.

Procure por profissionais

Apostar em cercas de arame farpado ou em concertinas é uma ótima opção para quem busca por custo-benefício e segurança. Seja para proteger casas contra invasores ou delimitar áreas rurais, esses tipos de barreiras sempre foram populares e continuam cumprindo sua missão.

Assim, o primeiro passo é ir atrás de uma empresa de confiança que possa ajudar com todas as informações a respeito desse material. Feito isso, estudar o que é melhor para seu ambiente e a maneira que será instalado devem ser levados em consideração.

A Ômega Telas é especialista em telas, arames farpados e concertinas. Nós podemos te ajudar em seu projeto e oferecer o melhor do mercado. Entre em contato conosco e saiba mais!

, , , ,
Post anterior
As telas de proteção em obras e construções
Próximo post
Tela de estuque: saiba sua funcionalidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
× Solicite um orçamento por WhatsApp